Férias fazem bem para a saúde

Pesquisa feita na Inglaterra comprova que o descanso anual ajuda reduzir a pressão artéria e a melhorar o sono, entre outros benefícios

Todo mundo sabe que alguns dias de férias e uma mudança de ares fazem muito bem para a cabeça. Agora, a ciência comprovou que alguns dias de descanso dos estudos ou do trabalho são benéficos também para o corpo e têm o poder de reduzir a pressão arterial, melhorar a qualidade do sono, diminuir o estresse e até o risco de diabetes.

Essa confirmação surgiu em um estudo feito na Inglaterra pelo instituto Nuffield Health e publicado na página digital do jornal Daily Mail. Os pesquisadores dividiram em dois grupos os funcionários de algumas empresas inglesas, durante o período de férias. No primeiro grupo estavam as pessoas que decidiram descansar e viajar; no outro, os que optaram por ficar em casa e continuar trabalhando.

Depois, no acompanhamento das atividades dos voluntários, constataram que a pressão sanguínea dos trabalhadores que tiraram férias havia caído 6%, em média, enquanto no outro grupo houve um aumento médio de 2%, no mesmo período. O primeiro grupo também registrou uma capacidade 29% maior de se recuperar do estresse, e entre os que não viajaram a capacidade de lidar com esse problema diminuiu 71%, de acordo com os parâmetros estabelecidos no estudo.

Em relação à qualidade do sono, houve uma melhora de 17% no primeiro grupo e uma queda de 14% no segundo. Além disso, as análises revelaram a redução dos níveis de glicose no sangue. Todos esses sinais de mantiveram durante algum tempo depois da volta ao trabalho.

Outro estudo, feito no Hospital Monte Sinai, de Nova York, obteve resultados semelhantes, como explicou um artigo publicado no Huffington Post. Nesse trabalho, os pesquisadores avaliaram pessoas que passaram férias em um retiro de meditação e outras que ficaram em suas cidades, mas sem trabalhar. Os resultados foram positivos para os dois grupos, que registraram melhora no controle do estresse, nas funções de imunização e no nível geral de bem-estar. A diferença é que, entre os continuaram a meditar, os efeitos benéficos foram mais prolongados.

“Férias em um ambiente relaxante levam você para longe da rotina do dia a dia no trabalho, que colabora para aumentar a tensão e deixa o organismo com uma postura mais defensiva. Por isso, qualquer que seja a maneira como você passa as férias, o resultado sempre é positivo, desde que fique longe do ambiente profissional”, disse Eric Schadt, um dos autores da pesquisa.

A conclusão: o descanso anual é mesmo indispensável, e nada de querer bancar o workaholic. Trabalhar em excesso pode até render alguns pontos no emprego, mas no longo prazo o resultado não é bom para ninguém.

Fonte: https://www.bayerjovens.com.br/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *